Projeto Vending Machine

Através deste projeto, buscamos desenvolver uma máquina de venda autônoma, conhecida como vending machine.

Detalhes do projeto

Para montar a estrutura deste projeto, utilizamos foam board e canaletas de plástico nas laterais. Os produtos são posicionados em seis baias individuais, cada uma com uma mola feita de arame conectada a um servomotor de 360º e um LED colorido. Na parte eletrônica, foi usado um Arduino Mega, um display LCD de duas linhas, um teclado de 12 teclas e um leitor de cartão RFID, para identificar o usuário.

Para usar, primeiro o usuário aproxima seu cartão. É apresentado o saldo no display e caso queira prosseguir, o usuário confirma. Em seguida, os produtos que podem ser comprados são iluminados em verde e os com saldo insuficiente são mostrados em vermelho. Caso todos os produtos estejam vermelhos, o display mostra “Saldo Indisponível” e a operação é cancelada. Após o usuário selecionar o produto com o teclado, o produto fica azul e o usuário tem 10 segundos para confirmar a compra. Após confirmar, a máquina aciona o motor equivalente àquele produto e a mola o expulsa da baia. Depois, o usuário retira o produto na gaveta abaixo do mostruário. Além disso a máquina conta com o “cartão mestre”, que permite recarregar outros cartões. Ao aproximar o cartão mestre, é informado o valor e depois de aproximar outro cartão, o saldo é atualizado.

Caso tenha interesse, podemos compartilhar mais informações do projeto.