Família STEM

Projeto Vending Machine

Através deste projeto, buscamos desenvolver uma máquina de venda autônoma, conhecida como vending machine.

Início da montagem
Início da montagem
Montagem inicial
Montagem inicial
Teste dos componentes eletrônicos
Teste dos componentes eletrônicos
Passagem dos fios para os LEDs
Passagem dos fios para os LEDs
Montagem das molas e dos motores
Montagem das molas e dos motores
Impressão 3D do case para o Arduino
Impressão 3D do case para o Arduino
Montagem final
Montagem final
Teste com produtos
Teste com produtos

Detalhes do projeto

Para montar a estrutura deste projeto, utilizamos foam board e canaletas de plástico nas laterais. Os produtos são posicionados em seis baias individuais, cada uma com uma mola feita de arame conectada a um servomotor de 360º e um LED colorido. Na parte eletrônica, foi usado um Arduino Mega, um display LCD de duas linhas, um teclado de 12 teclas e um leitor de cartão RFID, para identificar o usuário.

Para usar, primeiro o usuário aproxima seu cartão. É apresentado o saldo no display e caso queira prosseguir, o usuário confirma. Em seguida, os produtos que podem ser comprados são iluminados em verde e os com saldo insuficiente são mostrados em vermelho. Caso todos os produtos estejam vermelhos, o display mostra “Saldo Indisponível” e a operação é cancelada. Após o usuário selecionar o produto com o teclado, o produto fica azul e o usuário tem 10 segundos para confirmar a compra. Após confirmar, a máquina aciona o motor equivalente àquele produto e a mola o expulsa da baia. Depois, o usuário retira o produto na gaveta abaixo do mostruário. Além disso a máquina conta com o “cartão mestre”, que permite recarregar outros cartões. Ao aproximar o cartão mestre, é informado o valor e depois de aproximar outro cartão, o saldo é atualizado.

Caso tenha interesse, podemos compartilhar mais informações do projeto.