Essa nova placa dual-core da Raspberry Pi Foundation permite mais processamento sem comprometer o tamanho e o consumo energético.
Recentemente, a Raspberry Pi Foundation, criadora da Raspberry Pi, desenvolveu um novo microcontrolador, o RP2040. Além disto, criou também uma placa de desenvolvimento ultilizando o chip, a placa Pico. Porém essa não é a única novidade, o RP2040 pode ser usado em outras placas, tanto é que a Sparkfun, a Pimoroni a Adafruit e até o Arduino já tem seus protótipos que virão em breve ao mercado.
Detalhes da placa
A placa possui pinos I/O e um formato similar ao Arduino Nano. Porém, apesar de seu tamanho, possui um processador dual-core Arm Cortex-M0+ com 264kb de RAM, consideravelmente melhor que a placa italiana. Além disso possui suporte a duas linguagens de programação: MicroPython e C/C++. Isso permite que tanto iniciantes possam usá-la com MicroPython, qunato os mais avançados utilizem a linguagem C/C++.
Projetos com essa placa
Nós já recebemos a nossa placa Pico diretamente do Reino Unido e em breve veremos do que ela é capaz. Enquanto isso, na Internet, já é possível ver o que alguns internautas estão desenvolvendo com a Raspberry Pi Pico.